domingo, 6 de junho de 2010

JEMFIUZA , Controlar a Diabetes - II ,2010


Alimentação - As escolhas correctas
O que se come está directamente ligado à quantidade de açúcar no sangue. Por isso, fazer as escolhas correctas ajuda a manter a glicemia controlada:
Faça uma alimentação variada - inclua todos os alimentos na sua alimentação pois cada um apresenta benefícios próprios para o organismo
Evite alimentos açucarados
Coma pelo menos 6 vezes ao dia - comer várias vezes ao dia não faz subir muito o açúcar no sangue e evita que ele desça para valores abaixo dos recomendados (hipoglicemia). Durante a noite, não esteja mais de 7 a 8 horas em jejum
Coma devagar e mastigue bem os alimentos
Privilegie os hidratos de carbono (farináceos) - principal fonte de energia do organismo, devem integrar todas as refeições, em pequenas porções de cada vez. Encontram-se em muitos alimentos: massa, arroz, leguminosas (grão, feijão, ervilhas, favas), batata, pão (mistura ou integral), mas também no leite e na fruta
Modere o consumo de proteínas animais - são fornecidas sobretudo pela carne, peixe, ovos e leite. Mas também pelas leguminosas secas (grão, feijão, lentilhas) e pelos cereais. Pode comer-se qualquer tipo de carne ou peixe, mas 120 gramas por dose são suficientes. Beba, pelo menos, meio litro de leite por dia, de preferência meio-gordo ou magro.
Inclua legumes em todas as refeições - são boas fontes de fibras, vitaminas e sais minerais. As fibras contribuem para o bom funcionamento dos intestinos, para que os açucares sejam absorvidos + lentamente, o que ajuda a controlar a glicemia, e para reduzir o colesterol.
Lembre-se de comer fruta - rica em vitaminas e fibras, coma 2 a 3 peças de fruta por dia, podendo comê-las no intervalo das refeições. Prefira comer a fruta em vez de sumo pois este perde muitas das vitaminas e fibras
Reduza a ingestão de gorduras - evite o consumo de produtos de charcutaria, salgados, bolos, fritos, chocolates, queijos, entre outros. Para cozinhar e temperar, utilize apenas a gordura indispensável (azeite de preferência) e opte pelos cozidos, grelhados e estufados, em vez dos fritos e refogados.
Evite o açúcar, o mel, os refrigerantes e os alimentos açucarados (bolos, doces, chocolates, etc.) - fonte de energia, mas não de nutrientes, o açúcar deve ser consumido com muita moderação, pois, em excesso, é causa de diabetes, obesidade, doença cardiovascular e cáries.
Corte no sal - o sal ameaça a saúde do coração e vasos sanguíneos devendo ser limitado a 5 gramas diários
Evite as bebidas alcoólicas - salvo contra-indicação médica, um diabético pode beber um copo de vinho numa das refeições mas deve abster-se de "bebidas brancas" (whisky, aguardente ou licores)
Beba água - pelo menos 1,5 litros por dia. Beba mesmo sem sede. Pode substituir a água por chá sem açúcar.

Sem comentários: